LEITURA BÍBLICA.

INTRODUÇÃO.

     Gênesis. 

Gênesis é o primeiro livro da Bíblia, o primeiro do antigo testamento, o primeiro do Pentateuco, os cinco livros iniciais cuja autoria é de Moisés, servindo de introdução básica a Bíblia inteira, o título deste livro em hebraico deriva da primeira palavra do livro: bereshith que significa "no principio". O título Gênesis como vemos em nossas Bíblias é o resultado da tradução em grego, do referido título em hebraico, e significa: "a origem, fonte, criação ou começo de alguma coisa" Gênesis é o livro do começo. 

Gênesis registra com extrema exatidão a criação, o começo da história da humanidade, também registra a origem do povo hebreu, bem como o concerto de Deus com o povo hebreu e Abraão e os demais patriarcas, sua historicidade continua sendo confirmada pelas descobertas arqueológicas modernas. Gênesis é o alicerce para o pentateuco e todo o restante da Bíblia, é o único registro no que desrespeito o começo do universo, da humanidade, do casamento, do pecado, das cidades, dos idiomas, das nações, de Israel e da história da redenção. 

Gênesis tem algumas características bem especiais, tais como o de ser o primeiro livro da Bíblia a ser escrito, com exceção do livro de Jó, outra característica é que o livro contém um período de tempo maior que todo o restante da bíblia, e começa com o primeiro casal humano, Gênesis também fala do dilúvio e do novo recomeço da humanidade a partir de Noé. Em Gênesis temos a revelação toda à vida na terra, que o universo em si é obra de Deus, e não um mero produto de evolução. 

Nos dois primeiros versículos do livro de Gênesis temos um dos grandes mistérios da humanidade, leiam com atenção. " No princípio, criou Deus os céus e a terra". Aqui estamos falando de criação, tanto dos céus, veja que está no plural, e a terra, no singular, por esse verso apenas vejo Deus como o criador por excelência, e na sua perfeição, com todo o seu poder, imagino a perfeita obra de suas mãos, mas o que eu leio no verso seguinte é algo que chama a atenção. " E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo". Nesta sequência vemos um mundo sem forma e vazio, sem dizer nas trevas, pense comigo: Deus não criaria um mundo assim, sem lógica, sem nexo, então o que aconteceu entre o primeiro verso e o segundo? Eu acredito que entre esses dois versos exista milhares e milhares de anos, o que vemos depois na sequencia Deus em parte criando e em parte colocando ordem em algo já criado, como a terra e o mar por exemplo. Não quero formular nenhuma teoria, tão pouco falar coisas que não estão escritas na Bíblia, eu quero apenas mostrar o quanto a palavra de Deus é ampla, grandiosa e magnífica, muitos mistérios estão escondidos nas páginas desta magna carta, a Bíblia é sem dúvidas o maior livro de todos os tempos e de todas as eras, nunca houve e nunca haverá livro maior e mais completo que a Bíblia sagrada. 






CAPÍTULO 1.




     E disse Deus: 
     -  Haja luz; 
     E houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. E disse Deus: 
     -  Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. 
     E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.  E chamou Deus à expansão céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo. E disse Deus: 
     -  Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca.
      E assim foi. E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom. E disse Deus: 
     -  Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra.
      E assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
     E disse Deus: 
     -  Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra.
     E assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, e para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. E disse Deus: 
     -  Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
      E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: 
     -  Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto. E disse Deus:
     -  Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. 
     E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E disse Deus: 
     -  Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
      E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse:
     -  Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. 
     E disse Deus:
     -   Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento.
     E assim foi. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.




Filosofando. 1.

    Ler Gênesis 1, para mim, é o mesmo que estar diante de informações privilegiadas do início da  humanidade, porém, a informação em si, parece estar resumida e cheia de enigmas. Percebo nela, uma parte de algo maior que nos foi ocultado por alguma razão, então concluo que Gênesis 1, é o grande resumo de algo grandioso demais, espetacular eu diria.
    Existem diversas teorias a respeito do início da humanidade, teorias das mais absurdas às mais simples, algumas de fato chama a atenção, outras é um completo absurdo. Muitos cientistas mundo afora, figuram suas próprias teorias a respeito de como tudo começou; de explosões a evolucionismo, e tantas outras que cogitam inteligência e vida em outros planetas. 
    A ciência busca apenas o que pode ser evidenciado, testado e comprovado pela razão simples. Uma vez que a fé, despreza os preceitos científicos céticos, e justamente cre, no que não se pode evidenciar. Pensando sobre o assunto, vejo que, a Bíblia, claramente não foi escrita como um livro de ciências, explicando os detalhes de certas coisas, todavia, sua escrita, nas entrelinhas, contém a chave da própria ciência. A sua escrita está claramente ligada a eventos científicos da maior grandiosidade.
    O que pensar do primeiro homem no jardim do Éden podendo desfrutar de tudo? Era um jardim de delícias paradisíacas, com uma flora invejável, fauna fabulosa. Como eu disse anteriormente, Gênesis 1, é a introdução do próprio livro, e da própria história que irá se desenrolar a partir desse momento.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MENSAGEM DE DOMINGO.

GÊNESIS.